O NIT.UFV

O Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Viçosa (NIT.UFV) foi criado em 1999 com a atribuição de gerir a propriedade intelectual da UFV, reunindo profissionais que se dedicam às atividades relacionadas a depósitos, registros, contratos, concessão e manutenção dos direitos relativos à propriedade intelectual gerada na instituição.

O NIT.UFV possui uma Comissão Permanente de Propriedade Intelectual composta por seis professores membros, designados por meio do Ato 0001/2022/PPG, que compõem a 13ª comissão. O presidente dessa comissão atua como coordenador do NIT.UFV. A equipe, ainda, é composta por colaboradores de diversas áreas, sendo dois servidores públicos da UFV, uma analista de projetos contratada pela FUNARBE e seis assessores técnicos, fomentados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e PPG/UFV. Para mais informações sobre a equipe clique aqui.

A Portaria Nº 0769/99 que designou a 1ª Comissão e os demais Atos que a recompuseram podem ser visualizados na página Normas Internas.

Missão

“Organizar, sistematizar, orientar, acompanhar e executar os trâmites previstos na legislação sobre a propriedade intelectual, o que envolve depósitos e registros dos direitos relativos à propriedade intelectual”.

Atuação

O NIT presta diversos serviços como a orientação para elaboração, encaminhamento e acompanhamento dos pedidos de depósitos de Patentes, os registros de Marcas e Softwares junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o apoio aos membros da comunidade acadêmica para os registros de Direitos Autorais perante a Biblioteca Nacional, e o auxilio nas solicitações de proteção e registros de Cultivares perante o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Além destes, a equipe do NIT é continuamente capacitada para emitir pareceres aos convênios/contratos de pesquisa e contratos de prestação de serviços quanto às questões que envolvem sigilo da propriedade intelectual, redação de contratos de transferência e licenciamento de tecnologias no âmbito da UFV.

O NIT ainda vem, ao longo destes anos, atuando diretamente na promoção da cultura da propriedade intelectual, da transferência de tecnologia e da inovação na instituição por meio de palestras e cursos ministrados aos acadêmicos de diversos cursos.

Importa mencionar que o NIT, sempre que possível, auxilia inventores sem vínculo funcional com a instituição, que trabalham em parceria com pesquisadores da UFV ou de forma independente.

Arquivos para download