Compostos Triazólicos para o Tratamento da Leishmaniose

Tecnologia

Derivados triazólicos leishmanicidas e uso

Número da Patente

BR 10 2022 024976 8

Problema Resolvido

Os tratamentos atuais para leishmaniose, baseados em antimoniais pentavalentes e anfotericina B, são marcados por toxicidade severa (danos renal, hepático e cardíaco), administração invasiva e dolorosa, custo elevado, longa duração do tratamento e casos crescentes de resistência do parasita, resultando em baixa adesão do paciente e recidivas da doença.

Solução Apresentada

A solução são duas novas moléculas sintéticas (derivados triazólicos 3s e 3t) que demonstraram potente atividade leishmanicida contra as principais espécies de Leishmania causadoras das formas tegumentar e visceral. Estas moléculas foram projetadas para serem uma alternativa mais segura e eficaz.

Vantagens

  • Alta Seletividade e Baixa Toxicidade: Os compostos são significativamente mais tóxicos para o parasita do que para as células de mamíferos, com índices de seletividade que superam os da anfotericina B, reduzindo o risco de efeitos colaterais graves.
  • Maior Eficácia In Vitro: Em testes com macrófagos infectados, as moléculas 3s e 3t reduziram a porcentagem de infecção e o número de parasitas de forma mais eficaz que a anfotericina B.
  • Estabilidade e Custo Reduzido: As moléculas são estáveis à temperatura ambiente e seu processo de síntese é simples e de baixo custo, o que facilita a produção em escala e torna o tratamento final mais acessível

Aplicação

  • Setor Farmacêutico Humano: Desenvolvimento de medicamentos para o tratamento das leishmanioses tegumentar e visceral em humanos.
  • Setor de Saúde Veterinária: Desenvolvimento de fármacos para o tratamento da leishmaniose visceral canina (LVC), uma vez que os tratamentos atuais para cães também são problemáticos e não impedem a transmissão.

T.R.L

Cotitular

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Pesquisadores Envolvidos

Eduardo Antonio Ferraz Coelho | Camila Simões De Freitas | Adilson Vidal Costa | Samira Soares Santiago

Interessado nessa tecnologia? Entre em contato conosco!

Compartilhe

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
X
Rolar para cima