Tecnologia
Número da Patente
Problema Resolvido
A tecnologia aborda a deficiência no aprendizado de nomenclatura orgânica, um conhecimento fundamental que permite aos estudantes identificar compostos químicos presentes no seu dia a dia, como em medicamentos e alimentos. A carência de materiais didáticos engajadores resulta em alunos que concluem o ensino médio e ingressam no superior sem dominar esta base essencial da Química.
Solução Apresentada
Para superar este desafio, foi desenvolvido um jogo físico e interativo que transforma a complexidade das regras da IUPAC em uma experiência prática e colaborativa. Através de um tabuleiro e dados específicos, os jogadores são guiados a criar, montar e nomear estruturas moleculares, internalizando os conceitos de forma dinâmica e estruturada.
Vantagens
- Inovação no Ensino: Preenche uma lacuna no mercado com um produto educacional único e não identificado anteriormente.
- Engajamento Comprovado: Testado em ambiente real de sala de aula, demonstrou capacidade de aumentar o interesse e a interatividade dos alunos.
- Custo-Benefício: Produzido com materiais baratos, leves, duráveis e de fácil fabricação, sendo uma solução economicamente viável.
Aplicação
- Ensino Médio e Técnico: Como material principal ou complementar nas disciplinas de Química.
- Ensino Superior: Como ferramenta de nivelamento e fixação em cursos de Química, Farmácia, Engenharia Química e áreas afins.
- Editoras: Para integração em kits didáticos e livros-texto de Química.
T.R.L

Pesquisadores Envolvidos
Jhoseph Henrique Miranda Alves
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