Jogo de Tabuleiro Didático para Nomenclatura de Compostos Orgânicos

Tecnologia

Padrão ornamental aplicado em jogo de tabuleiro para nomeação de compostos orgânicos

Número da Patente

BR 30 2025 006367 1

Problema Resolvido

A tecnologia aborda a deficiência no aprendizado de nomenclatura orgânica, um conhecimento fundamental que permite aos estudantes identificar compostos químicos presentes no seu dia a dia, como em medicamentos e alimentos. A carência de materiais didáticos engajadores resulta em alunos que concluem o ensino médio e ingressam no superior sem dominar esta base essencial da Química.

Solução Apresentada

Para superar este desafio, foi desenvolvido um jogo físico e interativo que transforma a complexidade das regras da IUPAC em uma experiência prática e colaborativa. Através de um tabuleiro e dados específicos, os jogadores são guiados a criar, montar e nomear estruturas moleculares, internalizando os conceitos de forma dinâmica e estruturada.

Vantagens

  • Inovação no Ensino: Preenche uma lacuna no mercado com um produto educacional único e não identificado anteriormente.
  • Engajamento Comprovado: Testado em ambiente real de sala de aula, demonstrou capacidade de aumentar o interesse e a interatividade dos alunos.
  • Custo-Benefício: Produzido com materiais baratos, leves, duráveis e de fácil fabricação, sendo uma solução economicamente viável.

Aplicação

  • Ensino Médio e Técnico: Como material principal ou complementar nas disciplinas de Química.
  • Ensino Superior: Como ferramenta de nivelamento e fixação em cursos de Química, Farmácia, Engenharia Química e áreas afins.
  • Editoras: Para integração em kits didáticos e livros-texto de Química.

T.R.L

Pesquisadores Envolvidos

Jhoseph Henrique Miranda Alves

Interessado nessa tecnologia? Entre em contato conosco!

Compartilhe

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
X
Rolar para cima