Sequências Nucleotídicas para Bacteriófagos de Streptococcus thermophilus
Home » Biotecnologia » Sequências Nucleotídicas para Bacteriófagos de Streptococcus thermophilus
Tecnologia
Número da Patente
Problema Resolvido
A indústria de laticínios enfrenta um desafio crítico com a contaminação por bacteriófagos que infectam Streptococcus thermophilus, bactéria essencial para a fermentação de iogurtes e queijos. Esses vírus causam falhas fermentativas, levando a perdas econômicas significativas (estimadas em até 30% do lote), paradas não planejadas na produção e riscos à qualidade dos produtos. Os métodos atuais de detecção, como PCR e cultivo microbiano, são caros, demorados (24–48 horas) e inviáveis para monitoramento em tempo real nas linhas de produção, deixando as indústrias vulneráveis a prejuízos operacionais e recalls.
Solução Apresentada
Para resolver esse problema, foi desenvolvida a presente tecnologia baseada em aptâmeros específicos capazes de detectar, de forma rápida e precisa, todos os cinco grupos de bacteriófagos que infectam S. thermophilus (987, 5093, P738, Moineauvirus e Brussowvirus).
Vantagens
- Custo Reduzido: a síntese química dos aptâmeros é mais simples e econômica que a de seus pares proteicos ou anticorpos.
- Abrangência Completa: capaz de identificar os cinco grupos fágicos descritos para a Streptococcus thermophilus (987, 5093, P738, Moineauvirus, Brussowvirus)
- Eficiência: a utilização de aptâmeros apresenta alta especificidade na identificação dos bacteriófagos, dessa forma o controle de qualidade é otimizado, contribuindo para a preservação da qualidade, segurança dos produtos e redução de custos.
- Estabilidade: ao contrário de moléculas de natureza proteica, usadas para o mesmo fim, e anticorpos, as moléculas nucleotídicas são facilmente previsíveis, padronizáveis, possuem maior estabilidade térmica e vida útil.
- Alta especificidade: a alta afinidade e especificidade permite a ampla utilização em diversos setores, além disso atuam especificamente no alvo
- Otimização: menor dimensão permite a otimização do transporte e penetração nas matrizes
Aplicação
- Indústria Láctea: Controle de qualidade em queijos, iogurtes e fermentos e Monitoramento em tempo real em linhas de produção.
- Biotecnologia: Desenvolvimento de kits comerciais para detecção de fagos.
- Pesquisa Acadêmica: Estudos de diversidade de bacteriófagos em laticínios.
T.R.L
Cotitular
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
Pesquisadores Envolvidos
Pedro Marcus Pereira Vidigal | Lorena Cornélia Ribeiro Teixeira | Elizabeth Bárbara Epalanga Pires | Igor Barbosa Rocha Ribas | Priscila Gonçalves Ferreira | Mariana Ketelin Bomfim Pinto
Professor Responsável
Interessado nessa tecnologia? Entre em contato conosco!
Compartilhe