NIT UFV aprimora setor de Alianças Estratégicas para impulsionar Parcerias e Inovação

O setor busca a continuidade do desenvolvimento das tecnologias e parcerias.

 

O NIT UFV, a partir de demandas e observando uma oportunidade, aprimorou o setor de Alianças Estratégicas, o qual tem como principal objetivo parcerias entre a Universidade e empresas visando potencializar o uso de tecnologias desenvolvidas para o mercado e destacar seu impacto social.

A estruturação do setor, alinhada a criação de uma metodologia própria, tem contribuído diretamente para a prospecção de oportunidades. Outros setores, como patentes e contratos, colaboram com a fundamentação, o detalhamento e operacionalização do modelo adotado, fortalecendo a atuação integrada do Núcleo. 

Ademais, ao utilizar essa metodologia, foi possível abordar empresas com propostas personalizadas, destacando os benefícios e interesses que as tecnologias da UFV podem atender em cada segmento do mercado.

Apesar do alto nível técnico e relevância de muitas inovações desenvolvidas na Universidade, elas frequentemente não alcançam o mercado visto que os detentores do conhecimento, em sua maioria docentes e pesquisadores, não têm como um dos objetivos empreender. Nesse contexto, o NIT atua como uma ponte entre o setor empresarial e a Universidade, facilitando esse diálogo e efetivando as parcerias.

A colaboração dos professores é essencial e imprescindível para o sucesso das negociações, já que são os responsáveis diretos pelo desenvolvimento e continuidade das tecnologias. 

As áreas com maior produção tecnológica na UFV incluem agricultura, saúde, alimentos, sustentabilidade, tecnologia e cosméticos. Muitas dessas tecnologias têm qualidade e potencial de resolver adversidades e gerar impactos significativos na sociedade.

Apesar dos avanços, a equipe do setor de Alianças Estratégicas reconhece os desafios. Foram 47 Tecnologias prospectadas no setor, sendo 182 empresas contactadas, 15 primeiras reuniões com o Núcleo e 8 reuniões entre inventores e empresas. Esse cenário evidencia a importância de realizar um volume elevado de prospecções de potenciais parceiros, uma vez que muitas abordagens não geram retorno. Por isso, é essencial uma filtragem mais eficiente ao longo das etapas até alcançar os contatos efetivos.

Com o fortalecimento do setor, a UFV espera estreitar cada vez mais os laços com o mercado e transformar as produções acadêmicas em soluções reais para a sociedade.

Para não ficar de fora e saber sobre mais informações como essa, acompanhe o nosso site ww.nit.ufv.br e nossas redes sociais @nitufv.

Compartilhe

Facebook
X
WhatsApp

Posts Relacionados

Rolar para cima