Alba Pedreira Vieira

Professora DAN

Resumo Técnico

Professora titular, artista e pesquisadora da Universidade Federal de Viçosa. Membro da Comissão de Criação dos Cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Dança do Departamento de Artes e Humanidades da Universidade Federal de Viçosa/UFV. Professora e pesquisadora nos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP e Artes da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG desde 2021. Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1987), mestrado em Educação Física/Educação pela Valdosta State University/EUA (1996), doutorado em Dança pela Temple University/EUA (2007) e pós-doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia/UFBA (2016). Coordenou e foi professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Dança Educativa Moderna da UFV (1999-2001). Coordenou: o Curso de Graduação em Dança da UFV (2001-2002); o Grupo de Trabalho de Processos criação e expressão cênicas da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas/ABRACE (2017-2021); o Laboratório de Jogos e atividades lúdico-culturais “Ludoteca” da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFV (1998-2003). Coordena: o Fórum de Editores de Revistas de Artes Cênicas (desde 2018). Pesquisadora e Líder do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Dança (CNPq/UFV) atuando em todas as linhas de pesquisa (desde 2003). Chefiou: o Departamento de Artes e Humanidades da UFV (2011), a Divisão de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFV (2008-2009). Conselheira do Conselho Técnico de Pesquisa/Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFV – representante do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (desde 2021). Avaliadora de Cursos de Graduação e IES do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP (desde 2018). Foi membro do Conselho Editorial da ABRACE (Gestão 2022-23), e da Diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança/ANDA (2012). Atuou como pesquisadora colaboradora nos seguintes programas de Pós-Graduação: Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania da UFV (2018-2019), Programa de Pós-Graduação/Doutoramento em Artes Cênicas da UFBA (2016-2019); Doutoramento em em Comunicação, Cultura e Arte da Universidade de Algarve em Faro/Portugal (2016-2019); Doutoramento em Motricidade Humana/Dança na Universidade de Lisboa (2015-2017); Mestrado em Artes e Educação no Instituto de Artes da UNESP (2011-2013); Mestrado em Educação da PUC MINAS (2016-2018); Mestrado em Educação da UFV (2013-2016). Membro do Conselho Consultivo e representante no Brasil da Associação Dance and the Child International/DaCi desde 2012. Foi membro da Diretoria e representante da América Latina na Associação Internacional World Dance Alliance/WDA (2012-2015). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de criação em dança contemporânea, somática, história da dança e improvisação. Membro do Comitê Editorial da Art Research Journal (desde 2017), da Revista Urdimento (desde 2021) e da Revista Arte da Cena/Art on Stage desde 2016. Publicou: o Livro Mosaico de Pesquisas em Artes da Cena: em foco Dança Contemporânea e Performance (2023); o fotolivro Gestos Fósseis (2023), e o livro digital Educação para as Artes (l2010). Organizou o livro Arte e Violência: Ensaios em Movimento (2017). Tem capítulos de livro e artigos publicados nos principais periódicos de Arte, Artes Cênicas e Dança no país e no exterior. Diretora e intérprete-criadora da Mosaico Cia de Dança Contemporânea (vinculada à UFV) desde 2009. Apresentou performances, instalações, espetáculos e ministrou workshops, palestras, debates, masterclasses, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre suas pesquisas e o trabalho desenvolvido com a Mosaico e com outras companhias e grupos de dança e performance em diversas cidades do Brasil e em outros 12 países.

Áreas de especialidades

O Estúdio do Curso de Dança tem amplo espaço que permite realizar atividades físicas e práticas somáticas em ambiente confortável e adequadamente arejado. O piso de madeira e tatames amortecem impactos, as bolas de Pilates permitem realizar diversas dinâmicas que promovem tônus muscular, alongamento e equilíbrio corporal. O espelho auxilia nas correções e análise postural e as barras móveis colaboram para exercícios de alongamento. As caixas de som permitem a inclusão de músicas nas práticas sendo um estímulo a mais para realização das práticas, incluindo as de meditação do yoga e de mindfulness, e também durante os exercícios respiratórios e posturais.

Competências

Educação e Letras

Saúde Humana

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