Iterlandes Machado Junior

Técnico-Administrativo em Educação DEQ

Resumo Técnico

FORMAÇÃO ACADÊMICA E TITULAÇÃO: Doutor em Química pelo Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais (PPGMQ-MG/UFV), com período sanduíche na University of Warwick (Reino Unido), junto ao Richard Walton Research Group (Inorganic Materials Chemistry, IMC), com financiamento PDSE/CAPES. Possui Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/UFV, 2019), com área de concentração em Metodologias Ativas no Ensino de Química com o uso de Novas Tecnologias. É Licenciado em Química (UNIUBE, 2009) e detém especializações em Educação Ambiental (2016) e Docência no Ensino Superior (2012).

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E VÍNCULO INSTITUCIONAL: Possui ampla experiência na docência da Educação Básica, tendo atuado como professor de Química na rede estadual de Minas Gerais (SEE-MG) com carga horária significativa (até 48 aulas semanais). Atualmente, é Técnico-Administrativo em Educação na Universidade Federal de Viçosa (UFV), lotado no Departamento de Química (DEQ). Este histórico confere domínio sobre a rotina escolar e familiaridade com a estrutura e dinâmica universitária, favorecendo a articulação de projetos interinstitucionais na UFV.

Áreas de especialidades

ÁREA DE PESQUISA: Pesquisador com foco em Química Inorgânica de Coordenação e Materiais Funcionais, atuando na síntese e caracterização de compostos de coordenação e óxidos semicondutores. Sua produção é voltada ao desenvolvimento de materiais porosos para a mitigação de impactos ambientais. Esta expertise científica permite a integração de temas atuais e de alto rigor acadêmico com o currículo do Ensino Médio e Superior, além de fundamentar a orientação de projetos de Iniciação Científica Júnior.

EXTENSÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: Desenvolve ações de extensão e popularização da ciência focadas na democratização do conhecimento por meio da integração de práticas experimentais problematizadoras e metodologias investigativas. Suas atividades visam promover o pensamento crítico, a alfabetização científica e a conexão entre a universidade e a educação pública, alinhando-se aos objetivos institucionais de ensino, pesquisa e extensão.

PRODUÇÃO INTELECTUAL E INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS: Perfil de produção balanceado, abrangendo a pesquisa de fronteira e a aplicação didática: Produção Científica: Autor de 9 artigos em periódicos internacionais (ex: Inorganica Chimica Acta e International Journal of Hydrogen Energy), 2 capítulos de livros e detentor de uma patente registrada (BR 10 2024 025862 2). Produção Didática: Publicações em periódicos da área de Ensino de Ciências (ex: Química Nova na Escola e Revista Ponto de Vista), resultado da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional. Possui indicadores bibliométricos sólidos (índice h de 3/Scopus e 4/WoS e Google Scholar), atestando a relevância e o impacto de sua produção.

Competências

Educação e Letras

Química

Propriedade intelectual

Processo de hidrólise de armazenadores no estado sólido para evolução de hidrogênio utilizando nanopartículas metálicas depositados em niobatos metálicos
BR 10 2024 025862 2

 

 

Compartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Rolar para cima