Normas de custeio e manutenção de Propriedade Intelectual na UFV
Quem Somos
Home » Quem Somos

O NIT.UFV
O Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Viçosa (NIT.UFV) é responsável pela gestão da política de inovação e da propriedade intelectual da universidade. Atuamos como ponte entre o conhecimento gerado na academia e o setor produtivo, facilitando a transferência de tecnologia e o desenvolvimento de parcerias estratégicas. Nossos objetivos são valorizar a pesquisa científica, proteger invenções e apoiar o empreendedorismo universitário, contribuindo para os progressos econômico e social. Com o foco no serviço à nossa comunidade acadêmica e na colaboração com parceiros externos, buscamos transformar ideias inovadoras em soluções que impactam a sociedade.
Conheça o time
Nossa Equipe
A equipe do NIT.UFV é composta por servidores técnico-administrativos, colaboradores e bolsistas. Seis professores de diferentes áreas compõem a Comissão Permanente de Propriedade Intelectual (CPPI) que tem como função subsidiar a Universidade em ações e normas relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia.
Comissão Permanente de Propriedade Intelectual - CPPI
Andrea de Oliveira Barros Ribon
Presidente
Possui Bacharelado e Licenciatura em Biologia (1993), Mestrado (1997) e Doutorado em Microbiologia Agrícola (2001) pela Universidade Federal de Viçosa-UFV. Bolsista Produtividade em Pesquisa nível 2 (2024-2027). Membro da Câmara de Ciências Biológicas e Biotecnologia da FAPEMIG (2025-2027). Realizou Pós-Doutorado na University of Wisconsin-Madison, na área de genética/genômica de patógenos bacterianos. Professora do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa e orientadora do Programa de Pós-graduação em Bioquímica Aplicada. Membro da comissão coordenadora do Programa de Pós-graduação em Bioquímica Aplicada (2006-2010 / 2015-2019), membro da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual (CPPI 2019-2022) e atual presidente do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFV (2022-2026, portaria 0300/2022). Coordena o Laboratório de Biotecnologia Molecular, onde são desenvolvidas pesquisas voltadas à sanidade animal que envolvem caracterização de patógenos bacterianos, desenvolvimento de métodos de diagnóstico e identificação de compostos bioativos sobre bactérias. As pesquisas já permitiram o depósito de sete pedidos de patentes, sendo três concedidas.
Rodrigo Oliveira de Lima
Membro da Comissão
Rodrigo é engenheiro agrônomo (2008) e Doutor em Genética e Melhoramento (2013) pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, ele é professor no Departamento de Agronomia da UFV, onde exerce as seguintes funções: leciona na área de melhoramento de milho, coordena o Programa Milho-UFV, programa de melhoramento de milho da UFV, orienta estudantes de graduação, mestrado e doutorado em melhoramento de milho, coordena projetos públicos e privados de pesquisa, treina estudantes na área de melhoramento de milho e desenvolve trabalhos de pesquisa em parceria com Dr. Thomas Lubberstedt da Universidade de Iowa. Além isso, emprega ferramentas tradicionais e modernas de melhoramento para desenvolver pesquisa nas seguintes linhas: i) Adaptação de germoplasma de milho temperado em condiçõe tropicais. ii) Melhoramento de milho para eficiência no uso de nitrogênio iii) Melhoramento de milho para altas populações de plantasiv) Melhoramento de indutor de haploidia.
Leandro Grassi de Freitas
Membro da Comissão
Leandro Grassi de Freitas é Engenheiro Agrônomo formado na Universidade Federal de Viçosa (1987), tem mestrado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (1991) e Ph.D. em Plant Pathology – University of Florida (1996). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Fitopatologia (Capes nível 7) da Universidade Federal de Viçosa, onde leciona para estudantes de graduação e pós-graduação. É membro da Comissão de Propriedade Intelectual da UFV. Ele coordena o Laboratório BIONEMA no Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária – BIOAGRO. É líder do Grupo de Pesquisa Controle Biológico de Nematoides, do CNPq. Desenvolve pesquisas sobre modo de ação, eficiência e interação de agentes microbianos entre si e destes com as plantas cultivadas e o meio ambiente. Em 2006 incubou a empresa Rizoflora Biotecnologia no Centro Tecnológico de Viçosa – CENTEV. Em 2008 conquistou aporte financeiro do fundo Criatec de capital-semente do BNDES e construiu a fábrica da Rizoflora no Parque Tecnológico de Viçosa (TecnoPark), onde desenvolveu o produto de controle biológico de nematoides RIZOTEC. O produto conseguiu o registro na ANVISA, IBAMA e MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em 2016. Logo após, a empresa multinacional Stoller entrou de sócia na Rizoflora e hoje distribui o produto em todo o Brasil, para substituir os agrotóxicos nematicidas nas culturas da soja, milho, hortaliças e fruteiras. Leandro foi agraciado pela cidade de Viçosa com a Comenda Arthur Bernardes pelo seu trabalho de inovação.
Rodrigo Gava
Membro da Comissão
Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV) (2009); Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) (2000); Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) (1997) e Graduado em Administração pela UFV (1995). É Diretor-Presidente da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE), fundação de apoio da UFV. É Professor do Departamento de Administração e Contabilidade da UFV, onde atua no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGADM) e na graduação, lecionando e pesquisando em temas que relacionam Organizações, Inovação e Desenvolvimento e em Metodologia de Pesquisa Aplicada à Administração. É Membro da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual da UFV (CPPI), Núcleo de Inovação Tecnológica da UFV e Coordenador Geral da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI). É Pesquisador do grupo de pesquisa em Administração Pública e Gestão Social e Conselheiro Técnico e Revisor do periódico Administração Pública e Gestão Social (APGS), Revisor da Revista de Administração Pública (RAP), da Revista de Administração Contemporânea (RAC), dentre outras, e revisor no Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisas em Administração (EnANPAD), dentre outros.
Gustavo Costa Bressan
Membro da Comissão
É bioquímico pela UFV (2005) e doutor em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP, com tese desenvolvida no Laboratório Nacional de Biociências – LNBio (2009). Atualmente é Professor Associado do Depto de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV e coordenador do grupo de pesquisa Bioquímica Celular e Biotecnologia. Atua em diferentes aspectos relacionados ao estudo de proteínas tecnologicamente relevantes, o que inclui proteínas sintéticas com propriedades e aplicações diversas e proteíno-quinases reguladoras de splicing, empregadas como alvos celulares para o desenvolvimento de inibidores farmacologicamente ativos. As atividades acadêmicas realizadas convergem na interface universidade-setor produtivo, através de ações de transferência tecnológica e empreendedorismo. Principais atividades relacionadas a sua atuação incluem desenho, expressão e purificação de proteínas recombinantes de relevância biotecnológica; interação proteína-proteína; análise funcional e estrutural de proteínas; controle da expressão de genes e proteínas; avaliação da atividade biológica de protótipos de fármacos e vacinas in vitro (células tumorais ou não tumorais em cultura) e in vivo (camundongos, hâmsters). Temas abrangentes relacionados a sua atuação incluem: cânceres metastáticos; vacinas recombinantes; biossurfactantes; diagnóstico rápido de doenças.
Bernardo Pimentel Souza
Membro da Comissão
Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993), graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e especialização em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual (1997). Atualmente é professor no Departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa, como docente efetivo (desde 2009), tendo sido professor substituto (2006 a 2008), e mestrando no programa de pós-graduação em Administração Pública da Universidade Federal de Viçosa. Foi professor no Centro Universitário de Brasília (1998 a 2006). Foi assessor de Ministros do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal (1995 a 1999). Tem experiência, publicações e leciona na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Processual Civil, Direito Civil e Direito Empresarial.
Setores
Regularização de PI
Natália Coelho Barbosa
Analista de contratos
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Atualmente é servidora técnico-administrativo da UFV, atuando, há 8 anos, no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) como assessora técnica em propriedade intelectual, com experiência em proteção de marcas, programas de computador, direito autoral, e em contratos de transferência de tecnologia.
Itair de Oliveira Araújo
Analista de Contratos
Mestre em Administração (Mestrado Acadêmico / Área de concentração: Administração Pública) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) (2014-2016); Especialista em Direito Público pela Universidade Candido Mendes (2010); e graduado em Direito pela Escola de Estudos Superiores de Viçosa (2008). Advogou em escritório profissional próprio na Comarca de Viçosa-MG há cerca de cinco anos e exerceu a advocacia de apoio para a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (COHAB-MG), no período de 05/05/2010 a 18/09/2012. Igualmente, foi correspondente do escritório de advocacia do Wállace Eller Miranda nas demandas a favor do Banco do Brasil S/A e da Caixa Econômica Federal, nos anos de 2010 a 2014. Foi representante da Comissão de Convênios da 91ª Subseção da OAB/Viçosa-MG (triênio 2013-2015). Atuou como Professor Substituto do Departamento de Direito da UFV (Ago./2016 a Dez./2017) e como Professor Assistente do curso de Direito da Faculdade Ubaense Ozanam Coelho (FAGOC-Ubá/MG) (Fev./2017 a Dez./2017) e da União de Ensino Superior de Viçosa (UNIVIÇOSA) (Mar./2017 a Ago./2019). Atuou como Docente orientador no Laboratório de Prática Jurídica (LPJ/UFV) no mesmo período que foi professor substituto da UFV, e na UNIVIÇOSA no Escritório Escola, Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SEAJUG), (Mai./2017 a Dez.2017), ocasião em que orientou graduandos do curso de Direito para a prática forense. Integrou o Grupo de Pesquisa em Previdência (GPprev) do Departamento de Administração e Contabilidade da UFV (grupo certificado pelo CNPq). Atualmente é Servidor Público Federal efetivo na Universidade Federal de Viçosa (cargo: Assistente em Administração). Esteve lotado na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, no setor de Aposentadoria e Pensão (12/01/2018 a 30/04/2021) e, no momento, encontra-se lotado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), sendo analista de contratos de propriedade intelectual (PI) no setor de regularização do NIT.UFV.
Proteção e Registro de PI
Luciano Henrique Ribas Piaza
Assessor técnico em propriedade intelectual
Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Viçosa (2021). Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Minas Gerais, sob o número 229.659. Membro da Comissão de Direito Público da OAB/MG, subseção de Viçosa. Foi servidor cedido no Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Tribunal Regional Eleitoral (2018-2021), onde atuou com temas pertinentes ao NIT, entre os quais destacam-se redação de documentos jurídicos, mediação e conciliação. Servidor técnico-administrativo da UFV desde 2021, tendo atuado na Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários entre 2021 e junho de 2024. Desde julho de 2024, integra a equipe do NIT.UFV, como assessor técnico em propriedade intelectual com experiência em proteção de marcas, programas de computador e direito autoral.
Mariá Braga
Analista de Patente
Doutora em Bioquímica Aplicada e Mestre em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharel em Bioquímica (UFV). Possui certificação de Propriedade Intelectual e Inovação, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Atua como Analista de Propriedade Intelectual do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Viçosa (NIT-UFV) com destaque na área de patentes, além de ações voltadas ao apoio e desenvolvimento tecnológico na instituição. Atua também no setor de Alianças Estratégicas, auxiliando a transferência de tecnologias e promovendo a divulgação científica da propriedade intelectual da Instituição.
Yara Santana Amaral
Analista de Patente
Graduada em Ciência e Tecnologia de Laticínios pela Universidade Federal de Viçosa (2012), atua há 12 anos como assessora técnica em propriedade intelectual no NIT.UFV. Ao longo de sua carreira, realizou inúmeros cursos especializados na área de PI e adquiriu amplo conhecimento em processos de depósito de patentes e gestão de portfólios de PI.
Alianças Estratégicas
Ana Júlia Martins Ciribeli
Assessora de Parcerias e Transferência de Tecnologia
Graduanda em Engenharia Química na Universidade Federal de Viçosa – início em 2021 – e Técnica em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba (2020).
Hortência Jacinto Sena
Assessora de Parcerias e Transferência de Tecnologia
Graduanda em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa – início em 2020 – e Técnica em Informática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), campus Timóteo.
Larissa Cristina Araújo
Analista de Parcerias e Transferência de Tecnologia
Graduada em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2020) e mestre em Bioquímica Aplicada pela mesma instituição (2022), possui experiência nas áreas de microbiologia, biologia molecular e biotecnologia. Realizou cursos e qualificações na área de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Sua atuação é direcionada ao fortalecimento da interação entre universidade e mercado, promovendo parcerias estratégicas.
Flávia Ferreira Alves
Coordenação executiva
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e graduada em Ciência e Tecnologia de Laticínios pela mesma instituição (2006). Em 2017, concluiu a formação em Gestão Biotecnológica pela Plataforma BiotecSur, e em 2022, cursou Fostering Innovation and Commercialisation of Intellectual Property Rights pela Copenhagen Business School (CBS), na Dinamarca. Além disso, possui uma série de qualificações complementares em Propriedade Intelectual, incluindo cursos do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).
Com ampla experiência nas áreas de propriedade intelectual, transferência de tecnologia e interação entre universidades e empresas, atua desde 2009 no Núcleo de Inovação Tecnológica da UFV, onde é coordenadora executiva. Nesse papel, contribui para o desenvolvimento de alianças estratégicas e colabora ativamente com a promoção da inovação no ambiente acadêmico e empresarial.
Mariá Braga
Analista de Patente
Doutora em Bioquímica Aplicada e Mestre em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharel em Bioquímica (UFV). Possui certificação de Propriedade Intelectual e Inovação, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Atua como Analista de Propriedade Intelectual do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Viçosa (NIT-UFV) com destaque na área de patentes, além de ações voltadas ao apoio e desenvolvimento tecnológico na instituição. Atua também no setor de Alianças Estratégicas, auxiliando a transferência de tecnologias e promovendo a divulgação científica da propriedade intelectual da Instituição.
Missão
Promover a gestão da inovação e a proteção da propriedade intelectual, impulsionar a inovação tecnológica e facilitar a transferência de conhecimento entre a Universidade e o setor produtivo, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da sociedade.
Visão
Ser referência em gestão de inovação tecnológica, criando um ambiente propício à criação de soluções inovadoras, à valorização do conhecimento científico e ao fortalecimento das relações Universidade-Sociedade.
Valores

Colaboração

Comprometimento

Confiança

Respeito

Transparência
Política de Inovação da UFV




Resolução N° 06/2010
Normas referentes às medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica

Conheça a UFV
Considerada uma das instituições de ensino superior mais renomadas e tradicionais do Brasil, a Universidade Federal de Viçosa possui uma trajetória marcada pela excelência e inovação. Fundada em 28 de agosto de 1926 como Escola Superior de Agricultura e Veterinária, consolidou-se como uma referência no ensino e na pesquisa em Ciências Agrárias. Com sua federalização, em 1969, foi renomeada UFV e expandiu significativamente suas áreas de atuação.
Com três campi — Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba — estrategicamente localizados no interior de Minas Gerais, a UFV acolhe mais de 20 mil estudantes e oferece uma formação ímpar nas mais diferentes áreas do conhecimento. Além de seu histórico de liderança nas Ciências Agrárias, a UFV é reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência em Ciências Biológicas, Humanas e Exatas, mantendo-se como uma das melhores instituições de ensino superior do país.
A UFV vai além da educação de excelência: é um importante polo de produção científica e inovação tecnológica. Por meio de seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), a Universidade protege suas invenções e estabelece parcerias estratégicas com o setor produtivo, garantindo que novas tecnologias cheguem à sociedade, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
Perguntas Frequentes
O que é Propriedade Intelectual?
A propriedade intelectual corresponde a um direito conferido a indivíduos ou empresas sobre bens intangíveis e móveis. Esse direito exclusivo abrange criações intelectuais, incluindo produções artísticas, literárias, científicas e tecnológicas, sendo regulado por um período específico, conforme previsto na legislação aplicável. A proteção desse direito garante exclusividade ao autor, incentivando tanto a valorização de suas obras quanto o avanço da inovação em diferentes áreas.
Qual a vantagem da Propriedade Intelectual?
A propriedade intelectual garante ao autor, inventor ou titular o controle sobre suas criações, assegurando direitos exclusivos e mecanismos para proteger seu conhecimento. Esses direitos permitem, por exemplo, proibir terceiros de produzir, usar, vender ou importar invenções, modelos de utilidade ou desenhos industriais sem autorização; impedir a reprodução ou imitação de marcas registradas; e tomar medidas contra práticas ilegais, como a comercialização de produtos com falsa indicação geográfica.
Além de proteger os direitos de exclusividade e proporcionar meios legais de defesa contra apropriações indevidas, a propriedade intelectual também incentiva a inovação e o compartilhamento de conhecimentos. Essa proteção equilibra os interesses de criadores e inventores com as necessidades da sociedade, promovendo o desenvolvimento econômico e social por meio da valorização da criatividade e da tecnologia.
O que é INPI?
O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, responsável por gerir e proteger os direitos de propriedade intelectual no Brasil. Suas principais funções incluem o registro de marcas, programas de computador, desenhos industriais, indicações geográficas e topografias de circuitos integrados e concessão de patentes.
O que é SNPC?
O SNPC (Serviço Nacional de Proteção de Cultivares) é o órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) responsável pela proteção de cultivares no Brasil. Sua atuação é regulamentada pela Lei nº 9.456 e pelo Decreto nº 2.366, de 5 de novembro de 1997, garantindo os direitos de propriedade intelectual sobre novas variedades vegetais.
O que é a BN?
A Fundação Biblioteca Nacional (BN) é a instituição responsável pelo registro e averbação dos direitos autorais no Brasil.
Nenhum FAQ