Resultados parciais: mapeamento de competências e infraestrutura laboratorial dos campi

Postado em 05/ago/2024

Após meses captando respostas de professores e pesquisadores de várias áreas do conhecimento dos três campi da UFV, o NIT.UFV disponibiliza para conhecimento público resultados parciais quanto ao mapeamento de competências e infraestrutura laboratorial da UFV.

Destacam-se as participações dos Centros de Biológicas e da Saúde e do Centro de Ciências Agrárias, que juntos somam 99 respondentes. 73% das 134 respostas ao formulário. Há a impressão de que a maior proximidade dos profissionais desta área com os serviços prestados pelo NIT tenha contribuído para influenciar os resultados obtidos.

Dentre os aspectos abordados pelo questionário estão os interesses dos professores no atendimento a demandas da sociedade e na aproximação com o setor privado. Segundo a presidente do NIT, Andréa de Oliveira Barros Ribon, estes tópicos em particular são essenciais para se entender o cenário da baixa interação entre o ensino superior e o setor privado: “Se olharmos os dados de 2022 da Global Inovation Index, o Brasil se posiciona na 78ª posição entre os 132 países avaliados quanto à colaboração universidade-indústria para pesquisa e desenvolvimento. Apenas 28,52% das empresas que inovaram no biênio 2015-2017 utilizaram as universidades brasileiras como fonte de informação. Precisamos avançar nisso, afinal a nossa principal força é o capital intelectual”, avalia a professora.

O formulário seguirá disponível para o preenchimento dos professores e pesquisadores da UFV. Ademais, espera-se que sejam definidos perfis individuais para cada respondente e, assim, será possível contatá-los até setembro.

Confira abaixo no infográfico alguns dos dados obtidos do formulário: