Tecnologia fruto de parceria entre UFV e UFSJ é licenciada

Postado em 10/dez/2024

(Imagem: reprodução/Freepik)

A NanoFood, spin-off da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), assinou um contrato de transferência com exclusividade de tecnologia para licenciar uma solução para a preservação de frutas. Desenvolvida pela UFSJ em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, a tecnologia é intitulada “Revestimentos a partir de biopolímeros biodegradáveis associados a nanoestruturas para a preservação de frutas pós-colheita”.

A iniciativa promete benefícios aos produtores agrícolas, ao reduzir perdas e aumentar o valor atribuído aos produtos brasileiros. Segundo matéria publicada no site da UFSJ, a técnica “permite a produção de um produto líquido que forma um revestimento em frutas, legumes e verduras, capaz de prolongar a vida útil dos alimentos de três a cinco vezes, mantendo sua qualidade, frescor e aparência.”

O licenciamento ocorreu através de um edital de chamamento público lançado no primeiro trimestre de 2024 . A percentagem de titularidade da UFV é de 30%, enquanto que a UFSJ possui 70%.

Inventores

Ao todo, 13 pesquisadores uniram esforços para trazer à tona a novidade inventiva. Dentre eles, destacamos dois que carregam a UFV em suas trajetórias.

Prof.ª Dra. Jane Sélia dos Reis Coimbra é docente do Departamento de Tecnologia de Alimentos. A Prof.ª Jane possui uma gama de prêmios, dentre eles o 1º lugar no Prêmio da Agência Nacional de Petróleo de Inovação Tecnológica e Orientação do trabalho vencedor do Researcher of the Year award in Food Technology/microalgae (Imagem: Reprodução/Lattes). 

O Prof. Dr. Igor Boggione, atualmente professor da UFSJ, possui bacharelado e licenciatura em Química com ênfase tecnológica pela UFV.

Além disso, o Prof. Igor concluiu também em Viçosa seu Doutorado na área de concentração Físico-Química e Pós-doutorado Júnior no Laboratório de Operações e Processos (LOP) do DTA, sendo bolsista do CNPq (Imagem: Reprodução/Lattes). Atualmente, ele é fundador da NanoFood.

Inauguração de fábrica e evento

Após o licenciamento, a Nanofood anuncia evento para inauguração de sua primeira unidade produtiva, que será a pioneira na área de nanotecnologia da região do Alto Paraopeba, em Minas Gerais.

Agendado para 17 de janeiro de 2025, a ocasião contará com as presenças de representantes do Governo de Ouro Branco, Congonhas e Minas Gerais, além de instituições acadêmicas como UFSJ, IFMG, UFMG e a própria UFV, representada pelo Núcleo de Inovação Tecnológica. Outras referências do setor de inovação como Escalab, Ouro Hub, CTIT, NETEC, e SEBRAE também farão parte da comemoração.