NIT.UFV inaugura nova série de entrevistas com pesquisadores

Postado em 29/set/2023

O NIT.UFV lança nesta sexta feira (29) nos perfis oficiais do núcleo no Instagram e no Linkedin o primeiro vídeo de uma nova série de entrevistas com pesquisadores e professores da Universidade Federal de Viçosa. O Painel NIT.UFV tem como objetivo levar o conhecimento que é produzido nos laboratórios da Universidade até o público geral. Além disso, a ação busca trazer visibilidade a pesquisas que tem o potencial de contribuir efetivamente com a sociedade, além de gerar retorno de investimentos para os próprios pesquisadores e para a Instituição.

Primeiro vídeo e LANAQUA

Na primeira leva de entrevistas, o NIT.UFV coletou depoimentos de pesquisadores envolvidos com estudos realizados dentro do LANAQUA, laboratório do Departamento de Química da UFV utilizado para o desenvolvimento de materiais que podem ajudar na diminuição e tratamento de substâncias poluentes nas águas. Destacam-se também como objetivos de estudo o aproveitamento de resíduos eletrônicos e agroindustriais e a evolução de hidrogênio.

Deste modo, o núcleo entrevistou a Dra. Renata Pereira Lopes Moreira, professora no Departamento de Química da UFV e coordenadora do laboratório LANAQUA. No depoimento, a professora expos algumas das áreas de pesquisa abrangidas nos estudos realizados no laboratório, bem como apresentou brevemente a própria trajetória acadêmica.

Assim, na posição de coordenadora do laboratório, a Dra. Renata Pereira orienta e participa das pesquisas dos seus alunos. Liderados por ela, alguns estudos já renderam 3 patentes depositadas no Instituto Nacional de propriedade Industrial, o INPI. São elas:

BR 10 2022 017284-6 – Processo de elaboração do complexo de inclusão pelo método de maceração, complexo de inclusão, composições e usos;

BR 10 2016 030179-3 – Processo de síntese de nanopartículas polimetálicas a partir de placas de circuito impresso, nanopartículas polimetálicas e uso dessas;

BR 10 2019 001907-7 – Nanopartículas bimetálicas à base de FE/NI suportadas em esferas de quitosana, processos de síntese e uso.

O NIT.UFV deve liberar um vídeo por semana nas redes sociais. Fique de olho para não perder nenhum deles.