Postado em 14/fev/2025
O Núcleo de Inovação Tecnológica participou no último dia 6 (quinta-feira) do encontro do Programa MATUR(ação) na sala de reuniões do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV. A iniciativa teve como objetivo a troca de saberes e experiências entre professores da UFV, a equipe do NIT.UFV e os representantes da Biominas Brasil.
A Prof.ª Dra. Andrea Ribon, presidente do NIT.UFV, fez uma apresentação na ocasião para os professores e membros da Biominas com enfoque em esclarecer sobre a função do Núcleo de Inovação da UFV, bem como tirar dúvidas sobre os trâmites relativos à propriedade intelectual adotados pela Universidade.
Ao decorrer do encontro, a Biominas apresentou panoramas acerca da prospecção de parcerias voltadas para a transferência de tecnologias da Universidade e ofereceu perspectivas relevantes sobre a valoração de inovações. Temas como fluxo de receitas e estratégias de marketing também foram destaque.
O modelo de esquema visual para planejamento estratégico e plano de negócios denominado BioCanvas foi exposto pela Biominas como ferramenta pertinente para os objetivos de gestão de tecnologias da Universidade.
Na ocasião, as discussões acerca do Programa MATUR(ação) objetivaram oferecer uma visão aprofundada da iniciativa para os presentes. O programa é uma ação do NIT.UFV em parceria com a Biominas Brasil, com o intuito de fomentar o avanço do nível de maturidade das tecnologias desenvolvidas na UFV, elevando-as na escala de prontidão tecnológica.
Os pesquisadores têm, desta forma, a oportunidade de avaliar a viabilidade de proteção de suas invenções e identificar os desafios a serem superados para aumentar o nível de prontidão tecnológica.
João Pedro Vianna Braga, doutorando de Bioquímica orientado pela Prof. Andrea, compartilhou sua experiência no encontro. Segundo João, participar dos programas de maturidade foi importante em sua pesquisa dele, pois ofereceu novos horizontes sobre mentalidade e expectativas do mercado.