Postado em 10/out/2024
A Universidade Federal de São João del Rey realizou a transferência de tecnologia para a empresa NANOFOOD INDÚSTRIA E COMÉRCIO S/A da patente “Revestimentos a partir de biopolímeros biodegradáveis associados a nanoestruturas para a preservação de frutas pós-colheita” (BR 10 2018 017177-1). O processo aconteceu via Edital de Chamamento Público divulgado no site da UFSJ e a vencedora foi a empresa do ramo alimentício.
A tecnologia desenvolvida consiste na associação de biopolímeros biodegradáveis com nanoestruturas, resultando em filmes e revestimentos destinados à aplicação na superfície de frutas. O objetivo é aumentar a resistência dos frutos à deterioração, preservando suas características nutricionais, fisiológicas e comerciais. Além disso, a presença das nanoestruturas confere a esses filmes um efeito antimicrobiano, o que potencializa a redução de perdas e desperdícios de frutas. É importante destacar que esses filmes são biodegradáveis e livres de toxicidade.
Para ter acesso ao resultado do processo, bem como ter ciência do Edital de Chamamento Público, basta clicar no link a seguir que remete ao site da UFSJ: https://ufsj.edu.br/seapt/oferta_de_tecnologia.php